thenutritioncoach

Edamame

In Use e abuse! on junho 19, 2009 at 2:05 pm

edamame1

Significando literalmente “grãos em ramos”, o edamame é a soja em vagens, colhida ainda verde, e um dos aperitivos preferidos dos japoneses para acompanhar uma cerveja bem gelada no verão. Cozidos simplesmente em água e sal e servidos na própria vagem, os grãos são espremidos diretamente para a boca e são tão saborosos, que é simplesmente impossível comê-los em pouca quantidade.

A soja já era cultivada na China há cerca de cinco mil e acredita-se que seu cultivo tenha sido introduzido no Japão através da península coreana, por volta da Era Yayoi (300 a.C.~250), sendo que os primeiros registros escritos do grão são datados da Era Nara (séc. VIII). Os antigos japoneses costumavam referir-se à soja como “atum” ou “carne” da horta, conhecendo seu grande valor protéico e, devido as suas inúmeras propriedades benéficas, ela passou a ser associada à longevidade e à qualidade de vida. Por este motivo, costuma-se utilizar a soja no ritual de purificação conhecido como mamemaki, celebrado no dia 3 de fevereiro, que consiste em atirar grãos de soja pela casa para espantar os maus espíritos e garantir saúde ao longo do ano.

Rico em proteínas, vitaminas B1 e B2, cálcio, potássio e fibras, o edamame pode contribuir para estimular o metabolismo, dando mais disposição para suportar o calor úmido do verão japonês. O potássio ajuda a regular os níveis de sódio do organismo, prevenindo os inchaços. Além disso, as vitaminas A e C também contidas neste alimento, agem juntamente com a vitamina B1 e o aminoácido metionina na decomposição do álcool da cerveja, protegendo o fígado e evitando a ressaca. Por todos esses benefícios, o edamame é considerado o aperitivo perfeito para o verão.

Como escolher o edamame
Atualmente, no Japão, pode-se comprar o edamame congelado em qualquer época do ano, porém, nada melhor do que consumi-lo fresco, na estação apropriada, que é o verão. Seguem algumas dicas úteis para escolher o edamame:

edamame

••• Aqueles que vêm com caule são mais tenros e duram um ou dois dias em lugar fresco. Mas, para melhor aproveitar o seu sabor, recomenda-se consumi-los o mais rápido possível.

••• Quando não puder aproveitá-los logo, cozinhe-os com sal e guarde-os na geladeira.

••• Na hora de comprar, escolha as vagens mais cheias, firmes, com grãos graúdos e de cor verde-escura. Evite aquelas que estão murchas ou com manchas escuras.


 

Receita de aperitivo
- Lave bem as vagens
– Leve-as ao fogo para cozinhar em água fervente e sal (a gosto) por 5 a 10 minutos.
– Escorra as vagens e sirva-as ainda quentes ou frias.

Em termos nutricionais, em cada 100 g, e benefícios para a saúde, a Edamame apresenta:
  • Apenas 120 calorias; um bom alimento para qualquer regime de emagrecimento ou manutenção do peso.
  • Muita proteína e de elevada qualidade (11 g); quando comparada com as outras leguminosas é a mais rica em proteína e a única que tem proteína completa, ou de qualidade equivalente à da carne/peixe (daí dizer-se que a soja é um substituto à carne). Ainda por confirmar, mas possivelmente as isoflavonas de soja protegem-nos contra certos tipos de cancro (mama, endométrio, próstata e cólon), amenizam os sintomas da menopausa e previnem o agravamento da osteoporose associada; talvez previna e trate hipertensão.
  • Pouca gordura (5 g) e de boa qualidade; quando comparada com outras leguminosas tem mais gordura; em relação à carne tem menos mas é uma gordura mais saudável, porque é de origem vegetal (e por isso não tem colesterol). Protege-nos de doenças cardiovasculares, baixa o “mau” colesterol (LDL) e eleva o “bom” (HDL).
  • Relativamente baixo teor de hidratos de carbono comparado com outros feijões (10 g). Boa fonte de energia e poder saciante.
  • É naturalmente uma boa fonte de fibra (5 g). Poder saciante e ajuda a regular o trânsito intestinal.
  • tem ainda cálcio, vitamina C e ferro em quantidades apreciáveis.

 

Aconselho a: Consumir a soja (e as outras leguminosas) cozinhadas, especialmente cozidas em água. Beneficiará assim das muitas vantagens nutricionais que já mencionei, e ao reduzir o consumo de produtos animais em seu favor, aumentará ainda mais os benefícios para a sua saúde. Coma 2 a 3 vezes por semana soja ou seus produtos, podendo a bebida de soja ser consumida mais frequentemente.
Pessoas em uso de terapia hormonal ou em tratamento de câncer de mama devem consultar seu médico e/ou nutricionista antes de inserir o produto na dieta.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: